sábado, 6 de novembro de 2010

DICAS DE CULINÁRIA


Que tal um pão de queijo ? Nesta dica você vai aprender um pouco mais sobre esta delícia. 
 
Como tudo começou ?

Pode-se dizer que o pão de queijo é uma criação brasileira. A receita surgiu com as escravas que trabalhavam nas cozinhas das fazendas e preparavam biscoitos de polvilho. Mais tarde, a receita ganhou um toque especial com queijo e esse foi o ingrediente que faltava para popularizar essa tentação.

Saiba mais sobre o polvilho:

O polvilho ou amido de mandioca é um pó fino obtido a partir do resíduo da lavagem da mandioca ralada. Possui dois tipos:  doce e azedo. O polvilho doce é mais delicado e fino. Já o polvilho azedo é o polvilho doce fermentado. Esse processo origina um polvilho mais granulado e grosso. Ambos podem ser usados no preparo de pão de queijo (você pode até substituir um pelo outro, se quiser) - a diferença é que o polvilho azedo deixa a massa mais volumosa, a textura mais aerada, uniforme e a casca mais lisa.

O queijo ideal:

O queijo-de-minas padrão (meia cura) tem origem brasileira e é muito utilizado no preparo de receitas, em especial, nas de pão de queijo, pois contribui para deixar o miolo com textura mais macia e elástica e a casca com aspecto uniforme. Esse tipo de queijo possui uma massa crua, consistência homogénea, clor clara, formato cilíndrico e conta com baixo teor de gordura.

O original:

Tradicionalmente, a receita de pão de queijo é feita com polvilho ( pode ser doce ou azedo), sal, leite, óleo, ovos e queijo-de-minas padrão (meia cura). Os ingredientes líquidos são aquecidos e misturados ao polvilho, sal, ovos e queijo. A massa é modelada em bolinhas e levada para assar até dourar.


Sem comentários:

Enviar um comentário