sábado, 15 de maio de 2010


via PANELATERAPIA de Tatiana em 18/02/10

Eu precisava contar para vocês uma coisa fantástica! Sabe quando a gente compra um macinho de hortelã ou manjericão no mercado e vem aquele monte (a primeira foto da imagem abaixo)? Eu normalmente não uso tudo e acabo perdendo porque não gosto de congelar ervas e temperos, acho que perde o gosto.
E aí a gente se pergunta: O que eu faço com resto do maço, já que usei só 1/3?

E eu repondo: Transforme em muda e plante.

Gente, elas brotam, criam raízes e depois é só plantar. Não é fofo isso?
A brincadeira é assim: corte o topo de um galhinho, onde tem as folhas mais novas. Tem que ter umas quatro folhinhas pelo menos. Pegue um copinho transparente (eu usei aqueles de fazer brigadeiro no copinho), coloca terra bem úmida, enfia o galhinho na terra, coloca outro copinho em cima e veda com durex ou fita adesiva transparente.

Deixe o copinho em local iluminado, de preferência que pegue pelo menos um pouco de sol (pode colocar na janela). Depois de 15 dias  é só abrir o copinho. A mudinha já estará lá com raíz e tudo. Aí é só transplantar para o local definitivo, que pode ser vaso, caixinha de leite, jardineiras, qualquer cantinho.

Já testei com hortelã e mini-manjericão. Dá super certo!!! Mas é importantíssimo que o copinho seja bem transparente. Você pode plantar num copinho de café opaco e não colocar outro em cima. Ao invés disso você o coloca  dentro de um saquinho plástico bem transparente fechando a boca (sabe peixinho que vem no saquinho? então, faz igual que dá certo também).
A umidade do solo vai evaporar e como o copinho está vedado ela volta para o solo. É uma mini-estufa! Olhas os meus mini-majericões na foto como estão bonitos! Um dia eles perteceram a um macinho!

Não é bacana isso? Eu pirei quando vi!!! Não vejo a hora de mudar do apartamento para minha casa e poder ter várias plantinhas!!! Quem sabe uma horta!

Sem comentários:

Enviar um comentário