sábado, 15 de maio de 2010

Dicas Úteis Para Diferentes Preparos

  Preparo de merengues
Antes de tirar merengues do forno deixe-os durante dez minutos dentro da forma e com a porta do forno aberta.

Preparo de glacê
Para que o glacê fique mais fofo deve-se juntar umas gotas de vinagre de boa qualidade.

Preparo de polenta
Ao preparar a polenta, se essa ficar muito mole e não tiver mais fubá para engrossá-la basta juntar um pouco de maisena dissolvida em água e ferver mais um pouco e com tampa hermética, acrescentar a água e sacudir com força.

Preparo da gordura
  • Para verificar se a gordura está bem quente para fritar, basta jogar dentro da panela um pedaço de miolo de pão. Ele terá que fritar imediatamente. 
  • Para eliminar a gordura em excesso por cima dos caldos e sopas, basta deixar esfriar um pouco e colocar por cima uma folha de alface ou papel poroso. Retire e verá que a gordura virá junto.


Preparo de comidas a base de ovos
Quando preparar comidas a base de ovos, misture sempre com colher de pau porque os ovos mancham a prata e, se forem cremes a base de ovos, não mexer com colher de metal porque os escurece.

Preparo de tortas
Para que as tortas fiquem mais macias e leves, junte uma colher de sopa de maisena por xícara de farinha, peneirando bem, juntas.

Preparo de tomates
Para tirar a pele de tomates, ponha-os em água bem quente durante meio minuto ou espete-os com um garfo e passe na chama do fogão.

Preparo de peixes
Para eliminar o cheiro de peixe das panelas, encha-as com água e vinagre e deixe ferver. Se o peixe a ser preparado for cozido, ferva-o com água e vinagre, o que já ajuda a reduzir o cheiro após o preparo.

Preparo de pão dormido
Para que o pão do dia anterior pareça mais fresco, umedeça-o e leve a forno suave.

Preparo de pastelões
Para que o recheio mole dos pastelões não saia quando estiver no forno, coloque no centro do pastelão um tubinho como se fosse uma chaminé; o vapor é eliminado e desta maneira o recheio não escapa.

Preparo de omeletes
Para que as omeletes fiquem mais fofas, junte uma colherinha de fermento em pó.

Preparo com limão
Esquentando ligeiramente o limão pode-se extrair dele muito mais sumo.

Preparo de suco de espinafres
O suco de espinafres pode ser obtido lavando bem as folhas, passando-as por liquidificador e coando-as em pano bem fino.

Preparo de suco de beterrabas
Para conseguir suco de beterrabas basta passá-las pelo liquidificador e espremer a massa conseguida num pano fino.

Preparo de molhos
A melhor maneira de misturar farinha de trigo ou maisena com água, para engrossar molhos, é colocar num vidro de boca larga.

Sem comentários:

Enviar um comentário