quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alimentação Saudável ¤•·.· Açaí. Consuma sem culpa




acai4.jpg

O açaí é uma fruta que dá em cacho na palmeira, conhecida como açaizeiro. É um fruto muito nutritivo, nativo das várzeas da região Amazônica. Atualmente, seu maior produtor é o estado do Pará.
Antes de ser consumido, o açaí passa por um processo artesanal onde é despolpado ou mesmo amassado manualmente para que a polpa se solte.

Tradicionalmente, ele é consumido gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Mas ele pode ser consumido de diversas maneiras como sucos, sorvetes, doces, geléias. Uma forma muito consumida em diversas regiões do Brasil é o famoso açaí na tigela.


O açaí na tigela é feito com a polpa da fruta gelada, e ainda pode contar com outros ingredientes como por exemplo granola, frutas, mel, xarope de guaraná.

Apesar de ser bastante calórico, 100g de polpa de açaí pode fornecer de 127kcal (a polpa congelada pura) até 250kcal (quando a polpa é batida com xarope de guaraná e congelada), ele é um alimento muito saudável, pois contém cálcio, fibras, potássio, antioxidantes e principalmente, é fonte de gorduras mono e poliinsaturadas que auxiliam na redução do colesterol e previnem contra doenças cardiovasculares.


Mas o que torna esse alimento ainda mais calórico são os outros ingredientes utilizados no açaí na tigela, por exemplo, 1 porção pequena de açaí na tigela com 100g de polpa, 1 banana nanica, 3 colheres de sopa de granola e 1 colher de sobremesa de mel, pode fornecer até 520kcal.


Apesar das calorias, vale a pena saborear de vez em quando em função dos nutrientes que fornece. Cuidado apenas com o excesso dos ingredientes adicionados.
  

Propriedades nutricionais - Quando associado com a vitamina C, o açaí fornece quantidades suficientes de fósforo para ativar as funções cerebrais, além de ser excelente fonte de proteínas e fibras. Segundo o químico belga e professor da Universidade Federal do Pará, Herve Rogez, a composição química da polpa da fruta pode ser comparada com o leite de vaca, porém, com propriedades nutricionais superiores.

Por ser rico em vitamina E e polifenóis, age como um antioxidante natural e combate os radicais livres. Já os 3 gramas de fibra encontrados em 100 ml ajudam a melhorar as funções intestinais. E as  Kcal dão ao açaí uma de suas qualidades mais conhecidas - seu poder energético. Rogez acredita que mesmo as pessoas que estão fazendo dieta não deveriam eliminar a fruta de seu cardápio, pois ela ajuda no transporte de oxigênio para as células. E toda essa energia contribui para diminuir o estresse físico e mental.

Propriedades medicinais - As raízes combatem hemorragia e verminoses. Os pigmentos naturais da fruta, conhecidos como antocioninas, agem como antioxidantes e melhoram a circulação sanguínea. Graças a essa propriedade, o extrato da fruta conseguiu destruir células cancerosas, segundo uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry. De acordo com o professor que coordenou o trabalho, Stephen Talcott, do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade da Flórida, a fruta amazonense estimulou a diminuição de leucemia em até 86% das células testadas.



Macó

-- 

Sem comentários:

Enviar um comentário