sábado, 10 de abril de 2010




-- 
Talharim verde com molho de abóbora e pimenta agridoce

Rápida de se preparar e ótima para servir em um jantar entre amigos.Veja a foto.

Rendimento: 4 porções pequenas ou 2 grandes
 
 
250g de abóbora cortada em pedaços
250 g de legumes cortados em tiras (pode ter aipo, cenoura, chuchu)
250g de verduras rasgadas ou grosseiramente picadas (beldroegas, agrião, couve, repolho)
350g de talharim verde
1 cebola cortada no sentido do comprimento
azeite
sal

Para as pimentas
50g de pimentas de tipos diferentes
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de vinagre de vinho
2 xícaras de água
Boa mistura de legumes salteados, macarrão e um delicado purê de abóbora, temperado a gosto com pimentas. Parece demorado, mas o tempo entre começar e servir, é de aproximadamente 20 minutos. Se não tiver os legumes e verduras disponíveis, substitua-os por outros.

Primeiro retire os cabinhos das pimentas, lave-as e ferva por cinco minutos em pouca água, só para retirar o ardido mais forte. Escorra. Coloque as pimentas e os demais ingredientes em uma panela pequena. Cozinhe no fogo baixo até a água evaporar, em torno de 20 minutos. Despeje as pimentas em um recipiente para servir à mesa.

Clique para ver a foto das pimentas.

Cozinhe a abóbora coberta com água até ficar macia, em geral utilizo uma panela de pressão, assim fica pronta dez minutos após a panela começar a soltar a pressão. Escorra, coloque em uma caçarola e tempere com sal a gosto e um pouco de azeite.

Clique para ver a foto das verduras misturadas.

Logo antes de servir cozinhe o talharim de acordo com as instruções da embalagem, não os deixe muito moles que o prato fica sem graça. Salteie a cebola em duas colheres de sopa de azeite, acrescente os legumes e as verduras, tempere com sal a gosto. Misture até estar tudo bem quente, mas não deixe que esmoreçam.

Sirva um pouco de talharim com o purê de abóbora e os legumes. Acrescente quantas pimentas quiser. Para o seu perfume se espalhar bem, amasse-a com o garfo e misture.

Clique para ver a foto do talharim servido.

Sem comentários:

Enviar um comentário