sábado, 10 de Abril de 2010




-- 
Robalo no forno

Receita leve, fácil de ser preparada e muito bem perfumada com grãos de pimentas. Veja a foto.

Rendimento: 4 pessoas
 
 
1 robalo com 1,8 kg
1 limão
1 colher de sopa de grãos de coriandro, pimenta-branca e pimenta-do-reino (preta)
4 dentes de alho
1 / 2 pimentão amarelo
1 / 2 pimentão vermelho
4 folhas de louro
4 galhos de tomilho
1 galho de alecrim
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de alcaparras
3 colheres de sopa de azeite
1 / 2 copo de água
O robalo é um peixe muito bom para ser cozido no forno coberto com folha de alumínio; a sua carne branca é firme e tem pouca gordura, mas absorve bem os aromas de ervas e demais temperos. Além disso, é fácil de ser preparado e é muito simples de combinar com acompanhamentos com sabores igualmente sutis. Se quiser sirva à parte um molho um pouco mais apimentado. Nesse caso o peixe foi servido com um mexido de alho porro e cenouras e batatas raladas cozidas no azeite.

Peça para limparem o robalo retirando a espinha central pelo alto e não pela barriga. Lave-o e esfregue com o suco do limão. Estique-o na medida do possível em uma assadeira forrada com papel de alumínio, cubra e deixe-o na geladeira por pelo menos quatro horas.



Corte o pimentão em fatias finas, enfie no peixe, amasse num pilão os grãos de pimenta e de coriandro, espalhe dentro e por cima do peixe, faça o mesmo com as alcaparras e com os dentes de alho, com as ervas escolhidas, não faz mal se tiver apenas uma delas. Tomilho ou alecrim sozinhos são aromáticos o suficiente para temperar a carne do peixe com bastante gosto.
Regue com o azeite e a água. Polvilhe o sal por cima, cubra com mais papel de alumínio.

Asse, no forno baixo e previamente aquecido, por aproximadamente 20 minutos. Em seguida retire a cobertura de papel para terminar de assar, mais ou menos 15 minutos bastam.

Sem comentários:

Enviar um comentário