sábado, 19 de junho de 2010

A Cozinha Alemã



Bandeira da Alemanha

A cozinha alemã varia muito de uma região para outra. Lá, a culinária é associada a pratos substanciosos, com muita salsicha, carne de porco - a mais popular-, além de tortas e bolos tentadores. Mas, com a apresentação de pratos mais leves e refinados, há duas décadas que esta imagem vem sendo mudada, o que não abafa o cardápio e os ingredientes tradicionais, com uma produção de 1500 tipos de salsicha, além de uma variedade enorme de queijos e presuntos.
http://www.via-rs.net/tematicos/2004/semanafarroupilha/imagens/img_culinaria_alema.jpg


As regiões sudoeste, Bavária e Suabia, compartilham muitos pratos da sua culinária com os países vizinhos ao sul, Suíça e Áustria. Ao oeste, a culinária francesa tem influência maior, enquanto que as regiões ao leste da Alemanha têm em comum com a comida do Leste Europeu, onde há influência escandinava nas regiões costeiras do nordeste.
Carnes na comida alemã
Eisbein está entre os pratos mais saborosos da 
culinária germânica
Porco, bife e aves são as principais variedades de carnes consumidas na culinária alemã.
Entre as aves, está a carne de galinha, embora pato, ganso e peru estejam bem estabelecidos naculinária alemã.
Carne da caça, especialmente de javali, coelho e veado, são disponíveis no ano todo.
Peixe na comida alemã
A truta é o peixe de água doce mais comum na culinária do país, embora lúcio, carpa e perca também sejam. Frutos do mar eram tradicionalmente restritos às áreas costeira no nordeste - exceto pelo arenque. Hoje em dia, muitos peixes como o arenque, sardinha, atum, cavalinha e salmão têm sido bastante aceitos na culinária de todo o país.
Vegetais na culinária alemã
Os vegetais são geralmente consumidos em ensopados ou sopas, mas também podem ser servidos como pratos complementares. São comuns na comida alemã a cenoura, nabo, espinafre, ervilha, feijão e vários tipos de repolho. Cebolas fritas são uma adição comum a vários pratos de carne, exceto naculinária da Bavária.
Aspargos, especialmente o branco, são bastante apreciados como um prato complementar ou principal.
Temperos e condimentos na culinária alemã
Mostarda é um acompanhamento bastante comum às salsichas. Nas partes ao nordeste da Alemanha, há uma variedade doce da mostarda, a qual é quase exclusivamente servida com especialidades da Bavária, como Weißwurst e Leberkäse. Geralmente, com exceção da mostrada para salsichas, os pratos da culinária alemã raramente contém temperos e condimentos.
Sobremesas na culinária alemã


streusel é típico da culinária alemã, uma espécie de “farofa” feita com manteiga, farinha de trigo e açúcar; quando levada ao forno, esta farofa dá uma textura crocante às receitas. Uma dilícia!!!

Uma grande variedade de tortas e bolos está presente por todo o país e normalmente são feitos com fruta fresca, como maçã, ameixa, morango e cereja. Sorvetes também são bastante populares.

Receitas:

Sauerbraten

Carne agridoce
Ingredientes:
* 1 e 1/2 quilo em peça lagarto ou coxão duro
* 3 fatias finas de carne de porco salgada ou bacon
* 1 colher (chá) de sal
* 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
* 2 xícaras (chá) de vinho branco seco ou vinagre
* 2 cebolas
* 3 folhas de louro
* 12 cravos-da-índia
* 2 xícaras (chá) de açúcar
* 2 colheres (sopa) de gordura
* 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 2 xícaras (chá) de água
* 1 gengibre
* 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
* 1 xícara (chá) de creme de leite ácido
Modo de preparo:
Preparar esta receita 3 dias antes de servir, para que a carne adquira sabor. Enxugar a carne e reservar. Cortar em tiras uma fatia da carne de porco salgada (ou bacon) e introduzir, com a ponta de uma faca, na carne de boi. Enrolar as fatias restantes ao redor da carne, prendendo com palitos. Esfregar em toda ela o sal e a pimenta-do-reino. Colocar numa tigela funda. Aquecer o vinagre ou o vinho e despejar sobre a carne. Juntar as cebolas cortadas em rodelas, o louro, o cravo e o açúcar. Cobrir a tigela e colocar na geladeira por 2 ou 3 dias, virando a carne diariamente. Retirar do tempero e enxugá-lo bem. Numa caçarola aquecer gordura e dourar a carne de todos os lados. Esmagar o gengibre e juntar ao caldo de carne. Deixar ferver em fogo forte. Diminuir a chama e cozinhar até que a carne fique macia. (Pode-se usar panela de pressão cozinhando por cerca de 45 minutos.) Retirar a carne e colocar numa travessa, mantendo-a aquecida. Juntar ao molho que se formou a farinha e o creme de leite. Mexer bem até obter um molho liso e denso. Passar pela peneira e servir com a carne.
* Sirva com batatas



Zwiebelkuchen


Torta de cebola
Ingredientes:
* um pouco de maragarina para a forma
* 25 gramas fermento fresco
* 60 gramas de margarina
* 1 pitada boa de açúcar
* 375 gramas de trigo
* 1 pitada de sal
* 1 ovo fresco
* 250 ml Leite
Ingredientes do recheio:
* 150 gramas de bacon de gordura média (da costela)
* Pimenta preta (se possível em grãos ralados)
* Um pouco de cominho em grãos
* Um pouco nos-moscada
* 500 grama de nata
* 1 quilo de cebolas
* 4 Ovos
Modo de preparo:
Esfarelar o fermento no leite morno e acrescentar um pouco de açúcar e um pouco do trigo e misturar. Deixar a massa de lado por 10 minutos, num lugar sem ventilação e umidade, com um pano encima da tijela. Com o trigo restanto, fazer uma nova massa, acrescentar a pitada de sal, a margarina e o ovo e misturar bem até a massa se soltar da tijela. Colocar esta segunda massa, coberta por um pano, num lugar sem ventilação e sem umidade por 20 minutos. Esquentar o forno para a temperatura máxima. Cortar as cebolas em rodelas finas. Cortar o bacon em pequenos cubicos. Juntar numa panela e os refogar, adicionando o cominho, pimenta e nos moscada a gosto. Colocar um pouco de margarina numa forma redonda (de pizza). Colocar a massa esticada encima e fazer uma borda. Colocar os cebolas. Misturar os ovos com a nata e colocar tudo encima. Colocar a torta por aproximadamente 40 Minutos no Forno, até ficar marrom dourado.
* Sirva à noite sem necessidade de acompanhamento, para acompanhar beba vinho.


Chucrute sortido do Cervejeiro


Ingredientes:
* 1 kg de chucrute
* 100grs de açúcar
* 50grs de manteiga
* 2 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos
* 1 copo de vinho branco
* 5 joelhos de porco
* 5 salsichas de vitela
* 5 salsichas tipo frankfurt
* 5 salsichas tipo bratwurst
* 1 carré de costelinha defumada
Modo de preparo:
Derreter a manteiga em uma panela, juntar o açúcar e deixae ferver até que ele vire um caramelo de cor dourada. Acrescentar os cubinhos de maça e deixar cozinhar por 2 minutos. Juntar o Chucrute, refogar por 5 minutos. Acrescentar o vinho branco e refogar popr mais 5 minutos. Guardar no quente. Cozinhar o joelho de porco por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja macio. Cozinhar as salsichas por 2 minutos. Grelhar o joelho de porco, as salsichas, e as costelinhas. Em um prato grande, colocar o chucrute no fundo do prato. No centro colocar o joelho de porco, e arrumar em cortar as salsichas cortadas ao meio, as costelinhas fatiadas.
*Servir com batatas cozidas.




German Rouladen (Fraldinha recheada enrolada)

Ingredientes:
800 gramas de Fraldinha
Mostarda em grão moída a gosto
250 gramas de bacon em fatias
2 cebolas grandes, em fatias
200 gramas de pickles fatiados
2 colheres manteiga
600 ml de água
1 caldo de carne
Modo de fazer:
Cortar o bife em filetes finos. Espelhe generosamente em um dos lados dos filetes mostarda a gosto. Acrescente o bacon, cebola e pickles em fatias. Enrole os bifes e prenda com palitos. Aqueça uma panela com as duas colheres de manteiga, espere derreter. Acrescente as carnes enroladas, espere até dourar. Adicione a água e o caldo de carne. Cozinhe por uma hora.



Stolen

Ingredientes:
* 2 tabletes de fermento biológico fresco
* 1/2 xícara de chá de açúcar
* 1 colher de chá de sal
* 1 tablete de manteiga derretida
* 1 xícara de chá de leite morno
* 1 ovo
* 1 gema
* 500g de farinha de trigo
* 1/2 xícara de chá de nozes picadas
* 1/2 xícara de chá de uva passa sem semente
* 1/2 xícara de chá de fruta cristalizada
* Açúcar para polvilhar
Modo de Preparo:
Misture bem o fermento esfarelado com o açúcar e o sal. Junte a manteiga, o leite, os ovos e mexa com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Acrescente a farinha e trabalhe a massa até conseguir incorporar toda a farinha. Coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e pressione toda a superfície para sair o ar. Cubra a massa com um pano de prato por 1 hora. Coloque novamente a massa sobre superfície enfarinhada e trabalhe para incorporar as nozes, frutas e uvas passa. Abra a massa em um retângulo de 30×50cm. Dobre levando as laterais, no sentido da largura, até o centro da massa. Dobre novamente no meio no mesmo sentido sem juntar as duas bordas. A borda superior deve ficar um pouco mais afastada da inferior que será mais curta. Coloque a massa em fôrma untada e cubra com um pano de prato até dobrar de volume. Leve ao forno médio(180ºC), pré-aquecido, por 30 minutos. Sirva polvilhado com açúcar.
*Substitua as frutas cristalizadas por gotas de chocolate ou cubinhos de goiabada.

ENVIADO POR : Maria Cristina Aguiar 

Sem comentários:

Enviar um comentário